1. Introdução
O presente documento relaciona e descreve, em nível macro, as principais características do produto como percebidas no estágio inicial de seu projeto. O produto tem por objetivo principal proporcionar à população da cidade informações sobre os itinerários de transporte público para um determinado local, o traçado de um trajeto, para que o usuário possa fazê-lo com seu próprio carro, consultar a situação do trânsito das principais vias da cidade, além de permitir a localização dos principais pontos de utilidade pública, como parques, hospitais, prontos socorros, teatros, cinemas, shoppings, farmácias, bem como os pontos turísticos da cidade. São enfatizadas, em particular, as necessidades de usuários diretos bem como de pessoas afetadas indiretamente. A descrição apresentada se fundamenta em expectativas dos principais interessados no produto que são: o governo, a população da cidade e todas as empresas que tiverem interesse em divulgação de seu comércio e/ou serviço. Encontra-se, em anexo, uma versão inicial do “Glossário“ de termos relevantes para o desenvolvimento do produto que visa estabelecer uma linguagem comum para os principais interessados bem como para os próprios usuários. O glossário será ampliado e refinado ao longo do processo de desenvolvimento.
2. Contextualização
2.1 - Oportunidades
Atualmente, grande parte da população faz uso de transportes público. Dificilmente encontramos alguma pessoa que ainda não fez uso do mesmo. É sabido que, usualmente, uma pessoa, ao não saber onde determinado local está situado, faz o uso de perguntas ou utiliza-se de mapas para localizar-se. Esta situação é comum ao dia a dia. Esta situação, bem como um avanço tecnológico frente a outros centros e ainda um ganho financeiro por parte do governo, possibilitam a criação do produto. Não se faz ainda em praticamente nenhum grande centro, o uso de um produto como este.
2.2 - Descrição do problema
O problema que o desenvolvimento do quiosque virtual pretende resolver são os seguintes:
- Dúvidas sobre os itinerários de transportes públicos pelos seus usuários;
- Localização (por turístas ou mesmo por moradores da cidade) de pontos turísticos ou de utilidade pública na cidade;
- Difícil acesso à essas informações descritas acima, geralmente causadas pela não-inclusão digital (essas informações geralmente constam em sites da internet, que ainda não são tão facilmente acessíveis por grande parte da população);
- Os serviços hoje oferecidos pelo governo geram perda de dinheiro e tempo pelo próprio governo e população. Funcionários são contratados apenas para darem suporte sobre itinerários de transporte público, serviços telefônicos são utilizados, o serviço é confuso para ser usado pelos usuários, interatividade na pesquisa é pequena ou quase inexistente.
- Os sistemas online que disponibilizam o serviço de localização geralmente são pagos e não são 100% integrados com o sistema de transporte público, principalmente com o sistema de ônibus coletivos.
2.3 - Caracterização da Solução Proposta
O desenvolvimento do Quiosque 2more irá facilitar o dia-a-dia não apenas do usuário de transporte público, com os serviços de itinerários, exibindo os horários de saída e chegada, quais os itinerários mais rápidos, os mais curtos, e também facilitará a vida dos usuários que possuírem transporte partícular, como automóveis e motos, com os serviços de traçagem de rotas, os caminhos alternativos, os caminhos mais próximos, informações sobre o trânsito nas principais vias da cidade e na rota que foi traçada, informações sobre o mapa de rodízio da cidade (quando possuir), além de ajudá-lo na busca de pontos turísticos e de utilizade pública pela cidade, tais como teatros, cinemas, bares, restaurantes, escolas, hospitáis, parques, etc. Além disso, o sistema servirá como meio de publicidade, pois comerciantes da cidade poderão anunciar seus produtos e estabelecimentos, para que possam ser exibidos na localização ou traçado de uma rota dentro do mapa da cidade.
O sistema será desenvolvido em ambiente Web, para que possa, posteriormente, ser disponibilizado via Web. A interface é de fácil manuseio e entendimento, facilitando ao usuário final durante a utilização do mesmo. O sistema e o Quiosque 2more contarão com identidade visual próprias, para que possam facilmente ser identificados tanto em ambiente físico quanto em ambiente lógico (internet).
3. Caracterização dos principais interessados e usuários
3.1 Principais interessados
3.2 Segmento de Usuários (Papéis)
4. Ambiente de trabalho do usuário
O usuário final do produto (moradores e/ou turístas da cidade) utilizará o produto nos quiosques situados nas estações de trem, ônibus e metrô e nas principais localidades da cidade, como o Centro da cidade, pontos turísticos, aeroportos, rodoviárias e principais hotéis. Os quiosques contaram com computadores de última geração equipados com monitores touchscreen, facilitando o uso do sistema para aqueles que não conseguem manusear facilmente o mouse ou outro dispositivo de interação com o computador.
Os usuários administrativos acessarão o sistema dentro do departamento de informática da cidade. Grande parcela desses computadores (aproximadamente 90%) não têm a necessidade de serem "top-de-linha", pois servirão apenas como ponto de inserção das informações para o pleno funcionamento do sistema e possíveis atendimentos ao cliente (suporte) . A outra parte sim deverá ser composta por computadores top-de-linha, para que seja realizado o monitoramento e manutenções preventivas no sistema, visando o seu pleno funcionamento para o usuário final.
5. Considerações Técnicas
Para o sucesso do produto, os pontos abaixo devem ser considerados:
- Deverá ser disponibilizada uma rede em que todos os terminais estejam conectados ao servidor central. Esta rede deverá ser de banda larga e dedicada, para proporcionar ao usuário maior rapidez de respostas às suas solicitações;
- O desenvolvimento do sistema será feito para plataforma Web, podendo o mesmo ser utilizado em qualquer sistema operacional e, por ventura, ser disponibilizado futuramente o seu acesso via internet;
- Deverá prover um "pool" de servidores, fazendo com que o sistema tenha seu funcionamento ininterrupto. A base de informações deverá ser sempre a mesma, não importando qual servidor do pool estiver sendo acessado;
- Os computadores disponibilizados para uso nos quiosques não terão nenhum tipo de entrada (disquetes, cd-roms, usb) / dispositivo de conexão externo (wirelles, bluetooth, infra-vermelho), evitando que arquivos sejam enviados ou copiados da rede utilizada pelo sistema;
6. Principais características
7. Hipóteses de trabalho e premissas
- Espaço disponível para a instalação dos quiosques;
- Infra-estrutura disponível ou condições de instalação de pontos de ligação de rede banda larga;
- Disponibilização de rede elétrica para a instalação e funcionamento dos equipamentos que assim a necessitarem;
- Pleno envolvimento de todos os integrantes da equipe do projeto (tanto por parte do cliente quanto por parte do(s) fornecedor(es));
- Disponibilização de todo e qualquer tipo de informação por parte do cliente para a construção do sistema.
9. Materiais de apoio
Para os usuários finais, serão fornecidos manuais (Folders e Impressos) para a operação do produto, que podem ser retirados nos próprios guichês de atendimento. Estes manuais devem ser o mais simples e objetivos possíveis, para que facilitem o entendimento pelo usuário, evitando que sejam mais uma forma de atrapalhar o usuário na utilização do mesmo.
Para os usuários administrativos, serão fornecidos manuais de instalação e configuração do sistema, além de apostilas online interativas, fornecendo explicações do ambiente transacional da aplicação (onde serão realizadas as transações, isto é, todo o fornecimento dos dados - quando houver - para o funcionamento do sistema).
Para a companhia telefônica, será fornecido um manual descrevendo todos os passos de maneira simples e objetiva para a instalação e configuração dos pontos de rede aos quais os computadores dos quiosques estarão ligados.
10. Requisitos de usabilidade e outros já levantados
- Interface simples e prática para a utilização do produto;
- Apresentar imagens em miniatura dos pontos turísticos, e de utilidade pública em tela;
- Apresentar em forma de mapas as principais vias de acesso ao ponto de chegada solicitado pelo usuário.
- Possuir identidade visual própria, visando o sistema como uma marca única, facilitando a sua identificação por usuário que já o utilizaram em algum instante.
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