domingo, 1 de julho de 2007

Lista Com Novas Habilidades dos Personagens

Joaquim Silveira
Futuro usuário do sistema que, devido à sua formação técnica e o seu dia-a-dia no trabalho, já possui um bom grau de conhecimento em operação de computadores. Joaquim utiliza a internet como forma de atualização profissional. Joaquim também frequenta diversos eventos ligados a sua área, e já observou durante algumas apresentações diversos aparelhos com alto nível de tecnologia, tais como telas do tipo touch-screen (as mesmas utilizadas pelo Quiósque 2more) e achou isso muito facinante. Joaquim deverá ter uma simples visão do sistema para depois começar a utilizá-lo. À partir de sua primeira utilização, Joaquim já estará apto a utilizar todos os recursos do sistema, inclusive os mais avançados, que exigem um certo conhecimento do sistema para serem operados (o sistema visa ser o mais simples possível, porém, para utilizar algumas opções de busca, o usuário deverá ter um certo nive de conhecimento para fazê-lo, tais como combinações de termos para buscas de comerciantes, por exemplo). Com a utilização do sistema, Joaquim deverá ganhar mais confiança para utilizar novos sistemas sem um treinamento mais profundo, despertando o seu instinto de aprendizado automaticamente.
Jorge Macedo
Jorge talvez seja um dos futuros usuários que a princípio irão "brigar" com o sistema. Isto se deve ao fato de não ter tanto contato com equipamentos eletrônicos durante o seu dia-a-dia. Devido a este fato, o Quiosque 2more contará com interface amigável e muito simples de ser utilizada. Outro problema de Jorge Macedo ao utilizar esses sistemas é por causa de sua visão que, devido à sua idade, já lhe trás alguns problemas. Essa é outra preocupação do sistema 2more, que deverá sempre verificar o tamanho das informações que estiver exibindo para o usuário. Muito provavelmente Jorge terá mais facilidade em utilizar um monitor touch-screen ao invés de um teclado e um mouse, este dois últimos que geralmente causam um grande desconforto para os inexperientes em operações com computadores. Ao utilizar o sistema, Jorge sofrerá o processo de Inclusão Digital, quebrando o seu "medo" de utilizar sistemas informatizados e aumentando o seu nível de confiança em ocasiões de mudanças no processo de trabalho.
Amélia Santos
Amélia é uma jovem acostumada com a Internet. Costuma navegar por sites de relacionamentos, conversar com seus amigos de viagens através de programas de troca de mensagens (do tipo Messenger). Amélia, aliás, tem até um site no qual publica fotos e textos sobre suas viagens (incluindo as dificuldades que ela encontra para se localizar dentro da cidade). Amélia utiliza o googleEarth para localizar alguns locais (cidades, estados, países) para onde ela deseja ir, porém, sem entrar em um detalhe maior, como um ponto turístico, etc. Com a utilização do sistema, Amélia poderá utilizar essas opções para aumentar seu conhecimento sobre uma localidade, encontrando mais facilmente pontos turísticos, locais de utilidade pública e comerciantes e ainda a melhor forma de chegar até o local desejado, para que possa desfrutar ao máximo de suas viagens.

Nenhum comentário: