domingo, 1 de julho de 2007

Plano de Teste de Usabilidade

1 - Introdução
Com o grande avanço das cidades, a construção de novos empreendimentos é inevitável. Com isso, áreas onde antigamente tínhamos apenas terra e mato, temos agora grandes prédios, e grandes avenidas para o seu acesso. Tornando sempre muito difícil o conhecimento das principais vias da cidade, bem como o transporte público para chegar a tal localidade. Além disso, muito comumente o trânsito no centro da cidade tem seu fluxo alterado, inclusive durante um mesmo dia (faixas reversas utilizadas nos horários de pico). Com o intuito de sanar este problema, o Governo da cidade tem um grande interesse em adquirir o Quiosque 2more, facilitando a localização da população dentro de sua própria cidade, ajudando o trânsito e o orçamento da cidade.

2 - Objetivos
Coletar para posterior estudo as informações de interação dos usuário com o sistema Quiosque 2more. Com esse teste, é possível verificar o quão intuitivo e simples é o uso do sistema para os usuários que, neste cenário, serão dos mais diferentes níveis, partindo dos usuários que nunca tiveram contato com algo parecido, até os mais experientes no ramo da informática. Além disso, serve como base para verificação da utilização do sistema por usuários mais avançados, evitando que tarefas "bobas" sejam realizadas, evitando o cansaço na utilização do sistema por um certo tempo. Atingindo, com isso, um padrão de eficiência e facilidade no uso do sistema.

3 - Usuários
Serão utilizados usuários de todas as idades, e que foram divididos da seguinte forma:

  • Moradores s/ Automóvel: utilizaram o sistema para retirarem informações sobre o transporte coletivo público. Serão a grande maioria dos usuários do sistema. Por motivos financeiros, geralmente são os usuários qe apresentarão maior dificuldade na operação do sistema, devido a não inclusão digital.
  • Moradores c/ Automóvel: utilizaram o sistema para coletarem informações sobre rotas e sobre o trânsito na cidade. Podem ser grandes utilizadores do sistema, principalmente da área sobre informação do trânsito.
  • Turistas em geral: geralmente não conhecem absolutamente nada sobre o transporte da cidade, e serão os mais auxiliados pelo sistema.

4 - Método de Trabalho
A metodologia empregada sera simplista. Os testes ocorrerão em uma sala que simula um ambiente real para poder facilitar a captação das reações dos usuários/voluntário perante o uso do sistema. O usuário será recebido por um "orientador" ao qual dará um overview geral do Quiosque, sem detalhar o uso do sistema para não prejudicar os passos dos testes. Será entregue para o usuário uma lista com as tarefas a serem executadas, onde será contabilizado o tempo para cada tarefa exercida com o objetivo de comparar com o tempo estimado satisfatório.

5 - Lista de Tarefas
Abaixo segue a lista das tarefas com os tempos estimados:


Localizar um endereço

  • Traçar uma rota com endereço origem e destino

  • Localizar a informação de um itinerário

  • 6 - Métodos de Avaliação
    Serão coletados dados sobre:

    • Nível de dificuldade para o cumprimento de uma tarefa;
    • Interpretação de cada tarefa;
    • Comportamento durante a execução dos testes;
    • Nível de stress gerado pela execução das tarefas;
    • Fatores externos ao sistemas (como barulhos);
    • Tempo utilizado nas tarefas;
    • Número de erros/acertos;
    • Tentativas

    7 - Ambiente de Teste
    Os testes serão executados em uma sala, com cerca de 10 usuários por vez. A sala será observada pelos Observadores, que estarão colhendo informações importantes para o resultado final dos testes de usabilidade. O ambiente computacional para o usuário será exatamente o mesmo utilizado no Quiosque, tirando apenas o Quiosque, fazendo com que o resultado final seja o mais próximo da realidade. Primeiramente, serão executados os testes em ambiente silencioso, e depois, com um ambiente barulhento, simulando ainda mais a realidade.

    8 - Papéis da Equipe de Teste
    Monitor - dará uma explicação básica e tirará dúvidas sobre o script de testes, porém sem entrar na operação do sistema. Deverá conhecer o escopo do sistema. Servirá também como um "guarda" durante os testes, evitando que os testadores se cominuquem entre si.
    Observador - observador de todo o processo de testes em que os testadores estarão sendo avaliados. Estarão presentes no momento do teste e no pós-teste, fazendo a análise dos dados coletados. Não necessitam ter conhecimento sobre o sistema, já que estarão fazendo avaliações comportamentais dos usuários.

    9 - Questionário
    a - Como você considera a tarefa 1, Localização de Endereço?:
    ( ) Muito Simples
    ( ) Simples
    ( ) Média
    ( ) Complexa
    ( ) Muito Complexa

    b - Como você considera a tarefa 2, Traçar Rota?:
    ( ) Muito Simples
    ( ) Simples
    ( ) Média
    ( ) Complexa
    ( ) Muito Complexa

    c - Como você considera a tarefa 3, Localizar Itinerário?:
    ( ) Muito Simples
    ( ) Simples
    ( ) Média
    ( ) Complexa
    ( ) Muito Complexa

    d - O que você achou da Navegação do Sistema?:
    ( ) Muito Simples
    ( ) Simples
    ( ) Média
    ( ) Complexa
    ( ) Muito Complexa

    e - Sobre a Interface/Identidade Visual do sistema:
    ( ) Fácil identificação dos elementos da tela
    ( ) Intuitiva
    ( ) Requer um certo grau de conhecimento do sistema
    ( ) Não possui padrão e difícil entendimento
    ( ) Muito Complexa

    f - Comente: As etapas executadas no protótipo atendem as funções correspondentes? Explique:

    10 - Relatório de Análise
    O resultado final será inserido em um relatório de análise das informações colhidas antes, durante e depois dos testes.

    Nenhum comentário: