domingo, 1 de julho de 2007

Lista de Requisitos e Metas de Usabilidade

Requisito: Busca de Endereço
Cenário: Joaquim necessita realizar uma visita a um cliente novo da empresa de engenharia em que trabalho. O cliente informou à Joaquim que encontra-se na Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, n 1209, no Brooklin. Joaquim consegue facilmente chegar até a avenida, porém ficaria mais fácil saber o local exato. Joaquim utiliza o Quiosque 2more para tirar sua dúvida.
Estilo de descrição: Assim como Joaquim, cerca de 90% dos usuários devem conseguir encontrar o endereço na primeira tentativa em até 1 minuto, tornando o sistema agradável de ser utilizado. Além disso, 95% dos usuários devem achar a interface visual muito agradável.

Requisito: Traçar Rota
Cenário: Jorge pegou um novo itinerário para ser cumprido no dia. Jorge não conhece parte do trajeto, porém, como de costume, para evitar transtornos aos outros motoristas no trânsito, Jorge resolve utilizar o Quiosque 2more para validar o seu trajeto.
Estilo de descrição: Inicialmente, dois protótipos serão construídos em tempo de projeto para que esta etapa seja muito bem validada. Na liberação do primeiro protótipo, testes com alguns usuários serão feitos e as falhas deverão ser corrigidas na segunda versão. Possíveis ajustes deverão ser feitos na última versão desde que acordadas com o contratante (mudança de escopo/prazo).

Requisito: Localizar Itinerário
Cenário: Amélia acabou de chegar em São Paulo a passeio, e deseja ir da rodoviária, que fica próxima a altura do no 1200 da Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, no Brooklin, até a Avenida Faria Lima, aproximadamente no número 3700. Amélia já sabe onde fica o ponto de ônibus e as diversas opções para chegar a esta rua, porém não sabe qual a melhor alternativa. Amélia dirige-se ao Quiosque 2more para identificar tais informações.
Estilo de descrição: 75% dos usuários deverá informar o endereço de origem e destino na primeira utilização. 20% irão utilizar a ajuda do sistema para realizar a tarefa com sucesso. 50% dos usuários deverão realizar esta tarefa em menos de 2 minutos.

Requisito: Localizar Ponto
Cenário: Sábado é aniversário de Joaquim. Como de costume, na sexta-feira, Joaquim quer sair com seus amigos do trabalho para comemorar. Porém, Joaquim não quer ir para os lugares que freqüenta sempre. Joaquim gostaria de encontrar um bar novo que possa desfrutar dessa data com seus amigos.
Estilo de descrição: 50% dos usuários freqüentes do sistema deverão executar esta tarefa. 90% desses usuários encontrarão a informação desejada na primeira tentativa. 30% dos usuários levarão cerca de 4 minutos para chegar ao resultado final.

Nenhum comentário: